quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Diário de Leitura #0


DIÁRIO DE LEITURA

Introdução

A ideia é simples, porém desafiadora, escrever um diário de leitura da Bíblia ao longo do ano de 2019; os motivos que me levaram a essa decisão são muitos, mas prefiro enumerar apenas alguns: Inicialmente é uma forma de melhorar a qualidade da leitura bíblica, quando se lê um texto sabendo que logo mais precisará escrever seus pensamentos sobre ele, presta-se mais atenção; outro ponto que me incentivou é a vontade de ter uma espécie de evolução dos meus pensamentos sobre as passagens bíblicas, conforme vamos lendo, nossa visão e opinião sobre alguns assuntos vai mudando, me parece interessante voltar a esse primeiro diário depois de alguns anos e ver como eu pensava em 2019.

Esse diário, além de ser um porrifólio individual “à lá Caudinhaservirá também como um material de consulta para futuros sermões, como a leitura da Bíblia se dará em 6 meses, ao ser completado, o diário contará com duas opiniões sobre cada texto, acredito que isso possa ser muito útil para sermões e estudos futuros.
Aviso que não pretendo aqui utilizar uma escrita complicada, nem pretendo produzir “bons textos”, ricos em figuras de linguagens e orações bem construídas, uma vez que não acredito ter tempo disponível para tal ao longo dos dias, entretanto, espero fazer o meu melhor e desejo que as ideias que impregnam esse papel venham ser úteis a mim e a aqueles que porventura o vierem a ler em tempos futuros.
Preciso também deixar anotado aqui (talvez mais para mim do que para a posteridade) um dos motivos que me levou a iniciar esse projeto, talvez a gota que tenha transbordado o balde que a muito tempo já venho enchendo: pretendo ao longo de 2019 aprender a mexer de forma produtiva na suíte do LibreOffice, como entendo que o melhor jeito de se aprender algo é fazendo, achei que produzindo textos e trabalhos do tipo alcançaria essa meta pessoal com maior facilidade.
Essa suíte de escritórios está presente em quase todos os computadores de faculdades e em diversos escritórios da administração pública e, creio eu, dominá-la seria uma vantagem para mim, dando-me assim maior flexibilidade para operar em diversas plataformas sem ter que me preocupar com a compatibilidade de arquivos; é muito ruim produzir aquela apresentação caprichada em PowerPoit e na hora ser surpreendido por um Impress instalado, é desanimador preparar todas aquelas transições com muito carinho e ter que levar o aquivo em formato PDF para não correr o risco de perder a formatação, utilizando o LibreOffice não corro esse risco, uma vez que sei que é ele que encontrarei instalado nas faculdade e, em todo caso, sei que posso levá-lo em versão portátil no pendrive para eliminar de vez o risco. Por isso, pretendo redigir esse material exclusivamente no Writer (por hora uso a Versão 5.1.6.2.)
 
Espero que a leitura dessas páginas traga, a você leitor, o mesmo prazer que tive em as escrever; encerro essa introdução com as palavras de Machado de Assis na abertura de sua obraHistórias da Meia Noite” , publicada em 1873.

Não digo com isto que o gênero seja menos digno da atenção dele, nem que deixe de exigir predicados de observação e de estilo. O que digo é que estas páginas, aqui reunidas, são as mais desambiciosas do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário