Dia 199 – 1ª João 3 – 5. Não viver em pecado; Viver em amor; Provar os espíritos; Água e Sangue.
14
de
Julho
de 2019
O texto da carta de João continua, agora ele nos apresenta uma
demonstração do amor de Deus; Deus nos ama tanto que concedeu a nós
a graça de sermos chamados de seus filhos; por esse motivo o mundo
não nos compreende, pois nunca conheceram a Deus (1Jo 3.1).
João
não teme em ser redundante, em sua luta contra a heresia do
Gnosticismos ele reitera que aquele que pratica pecado é do diabo
(vs 8); o cristão verdadeiro não pode viver na prática do pecado,
antes precisa viver na prática do amor.
Qualquer
uma que diz amar a Deus e odeia seu irmão é mentiroso; devemos pois
amar as pessoas em ações (vs 18) não meramente em palavras; o
cristão não pode guardar mágoas em seu coração e nem se permitir
odiar a ninguém, pois, aquele que odeia seu irmão é na prática um
homicida (vs 15).
Nisto
conhecemos o amor: Que Jesus deu a sua vida por nós, e nós devemos
dar a nossa vida pelos irmãos (1Jo 3.16).
João
volta então a falar dos falsos profetas, algo que naquela época era
uma dos principais problemas da igreja (e quando não foi?); ele nos
afirma que não podemos crer em todo espírito, apenas o Espírito
Santo e seus enviados merecem créditos, e como saber se algo vem
dele? É preciso que ele admita que Jesus veio em carne (1Jo 4.1).
Aqui
João luta novamente contra o Gnosticismo, e deixa-nos bem claro que
negar que Jesus é o filho de Deus, ou seu nascimento humano é uma
heresia mortal (vs 15)
Caímos
então em alguns versículos complicados para nós; por certo eram
fáceis de se compreender no contexto dos leitores, mas nós, muitas
vezes tornam-se nebulosos; refiro-me a 1Jo 5.6-8 que apresentamos a
seguir:
Este
é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só
por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que
testifica, porque o Espírito é a verdade. Porque três são os que
testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes
três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito,
e a água e o sangue; e estes três concordam num. (1Jo
5.6-8)
Não
vamos aqui fazer uma grande exposição desses versos, antes
buscaremos ser o mais sucintos possíveis. Ha aqui três elementos
que testemunham na terra e três que testemunham no céu, comecemos
pelo céu: “o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três
são um”; Aqui temos uma demonstração da trindade, Pai, Espírito
Santo e Jesus; Jesus é aqui apresentado como “a palavra”, essa é
a mesma designação usada no primeiro verso do Evangelho de João, em muitos casos traduzida como "verbo"; a
palavra em questão, no grego é λόγος - lógos que melhor seria traduzida como "Palavra" no prólogo do evangelho joanino.
Quem
seria então a água e o sangue? No verso 3, lemos que Jesus é
aquele que veio pela água e pelo sangue; João aqui combate a
heresia de que “o Cristo” era uma entidade que apossou-se de
Jesus na hora do batismo e o abandonou na cruz.
O
gnóstico Querinto, por exemplo, que viveu na mesma época de João,
ensinava que o Cristo espiritual, sobrenatural, entrou em forma de
pomba no ser humano Jesus por ocasião do batismo, mas que o
abandonou antes da morte, de modo que somente o ser humano Jesus
teria morrido. (BOOR,
2002, p. 70)
João
combate essa ideia ao afirmar que Jesus veio por água e sangue, ou
seja, seu ministério tem a água do seu batismo como prova (momento
em que toda a trindade é vista em ação conjunta) e o seu sangue na
cruz como símbolo final.
Dessa
forma, há três que dão testemunho na Terra sobre Jesus ser o
messias; o Seu batismo (a água), a sua morte salvífica (o sangue) e
o Espírito Santo.
Encerramos
assim a primeira carta de João, e já seguimos para os demais de
seus escritos; excetuando-se pela carta de Judas, o apóstolo João
nos acompanhará até o final de nossa leitura.
Ps:
BOOR, Werner de, CARTAS
DE JOÃO
COMENTÁRIO ESPERANÇA;
Curitiba: Editora Evangélica Esperança: 2002.
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