segunda-feira, 1 de julho de 2019

Diário de Leitura #186


Julho – 2019



Colossenses

Dia 186 – Colossenses 01 – 04. Cristo; Filosofias; Leis; Amor.

01 de Julho de 2019

      Colossenses é mais uma das cartas paulinas escritas em se período como prisioneiro de Roma, sendo escrita perto do ano 60, esta carta visava combater alguns ensinos que se espalhavam pela igreja de Colossos; vejamos então alguns pontos interessantes dessa carta.

      Paulo começa enaltecendo a pessoa de Cristo, ele nos apresenta Jesus como a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação (Cl 1.15); alguns veem nesse verso uma defesa para a doutrina que Cristo foi criado, mas o fato é que tal ensino não subsiste ante os demais textos bíblicos. O que Paulo afirma aqui ao dizer que Jesus é o primogênito da criação é seu lugar de importância, sua primazia sobre todos.
      Seguindo sua explanação vemos que Jesus é antes de todas as coisas, e todas as coisas existem por causa dele (Cl 1.17). A pessoa de Cristo sempre foi atacada ao longo da história, é provável que alguma doutrina se espalhasse em Colossos atacando essa área.
      Lemos ainda um aviso sobre o cuidado que devemos ter com vãs sutilezas e filosofias, não podemos nos prender a tradição dos homens, antes, devemos estar ligados com Cristo (Cl 2.8) pois foi ele quem riscou s cédula que continha os nossos pecados, não só a riscou como a cravou na cruz (vs 14). Dessa forma, não devemos nos prender mais a lei da antiga aliança, não devemos nos preocupar com comidas “proibidas” ou rituais antigos, todas essas coisas eram sombras do que viria (Cl 2. 16-17).
      Se estamos mortos com Jesus, já morremos para essas coisas, logo não devemos nos preocupar com isso, é bem verdade que essas regras de “não coma isso”, “Aquilo é impuro” têm uma certa aparência de sabedoria e devoção humilde em disciplina do corpo, mas a verdade é que não têm valor algum, só servem para satisfazer a carne (Cl 2. 20-23)
      Devemos, no enanto, viver uma vida santa, apartando-nos do pecado; precisamos nos afastar das impurezas, da fornicação, da avareza e das demais práticas que desagradam a Deus (Cl 3.5); lembrando-nos sempre de nos revestir do amor, que é o vínculo da perfeição (vs 14).
      Precisamos amar ao próximo e lhe falar falar bem, lemos que nossas palavras devem ser “temperadas com sal” a fim de que saibamos responder a cada um (Cl 4.6); concluímos lembrando que todo o que fomos fazer, precisa ser feito de todo o coração, como se fizéssemos ao Senhor e não a homens (Cl 3.23), lembrando-nos sempre que o mal que fizermos, este receberemos, isso independe de quem somos, pois não há acepção de pessoas (Cl 3.25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário