terça-feira, 2 de julho de 2019

Diário de Leitura #187

Hebreus

Dia 187 – Colossenses 01 – 04. Cristo, Herdeiro e Criador e Sacerdote.

02 de Julho de 2019

     Hebreus é uma carta de autoria misteriosa, ha quem acredite que seja um trabalho paulino, outros, ao analisarem o estilo literário, atribuem sua autoria a Lucas, de qualquer forma, está é uma carta de suma importância, nela temos o elo entre o Velho e o Novo Testamento, temos uma explicação dessa transição.

     A carta abre nos afirmando que Deus falou aos homens de muitas formas no passado, mas que recentemente falou-nos pelo seu filho, filho este que é o herdeiro de tudo e aquele a quem o pai usou como instrumento para criar o mundo. Foi Jesus quem criou todas as coisas; embora a trindade tenha dito o “façamos o homem”, foi Jesus quem “botou a mão na massa” (Hb 1.1-2).
     O texto nos deixa claro a divindade de Cristo, ao nos afirmar que ele é a expressa imagem da pessoa de Deus (vs 3) e foi considerado pelo pai como mais excelente que os anjos (vs 4). Cristo nasceu como homem, e por suas ações recebeu um nome que é sobre tudo e todos.
     O verso 5 pode fazer alguns pensarem que Jesus foi gerado, mas o texto aqui citado é uma referencia ao salmo 2 verso 7. Essa referência é entendida melhor quando usada em Atos 13, nos versos 32, 33 e 34; ali percebemos que a expressão “gerar” refere-se a ressurreição de Cristo. Jesus não foi criado pelo Pai, ele sempre existiu como pessoa da trindade. Pai, Filho e Espírito Santo sempre existiram desde a eternidade.
     Não digo aqui que os termos sempre existiram, afinal, antes de nascer, Jesus não era filho e o Pai não era pai, eram no entanto apenas Deus. Os termos Pai, Filho e Espírito são apenas derivados das circunstâncias referentes a entrada de Jesus na Terra.
     Diferente dos anjos, que são seres criados e enviados para servir em nosso favor (Hb 1.14), anjos não merecem o nosso louvor e nem nossa adoração. Jesus ao nascer, foi colocado em posição inferior a dos anjos, mas após sua obra, recebeu de volta a sua posição original (Hb 2.7).
     Jesus nasceu para livrar todos nós do pecado, pois ele, sendo tentado, sofreu mas não pecou, por isso era digno de socorrer a todos nós, e ainda hoje pode auxiliar todos os que são tentados (Hb 2.15-18).
     Por ter nos ligado a Deus, Jesus tem a função de sacerdote, afinal, essa era a função sacerdotal, ser o elo entre o homem e Deus (Hb 3.1); logo, por termos um sacerdote que pode entrar diretamente na presença do Pai, podemos chegar com confiança diante do trono da graça de Deus, para que possamos alcançar misericórdia e sermos ajudados no tempo oportuno (Hb 4. 14-16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário