sexta-feira, 5 de julho de 2019

Diário de Leitura #190


Dia 190 – Hebreus 11 – 13. A Fé; Promessas; Leito sem Mácula; Pastores.

05 de Julho de 2019

      Hoje nos despedimos da carta aos Hebreus; conquanto não saibamos sua autoria, não há dúvidas de sua divina inspiração; em seus últimos capítulos veremos um tema muito interessante, a fé.
      O texto começa nos explicando o que é a fé, ela é a prova daquilo que não se vê e o fundamento do que se espera (Hb 11.1), em outras palavras, fé é acreditar, confiar; de forma que “sem fé é impossível agradar a Deus” (vs 6), a fé é a base de todo o relacionamento do homem com Deus.

      Não falo aqui da fé cega, aquela que existe por existir, nossa fé deve ser pautada na razão, na sobriedade e nas evidências. Se analisarmos a Bíblia a luz das pesquisas históricas, geográficas e científicas, vermos que ela no produz um sem número de indicativos que seja de fato a palavra de Deus; Não se pode provar o que não se viu, logicamente, mas as evidências são claras, de forma que nossa fé não é irracional.
      Devemos também atentar um detalhe, não falamos aqui da fé pela fé; a fé precisa ter um alvo, e esse alvo precisa ser Deus e seu filho Jesus. Muitas pessoas confundem fé com um “pensamento positivo”, elas pensam positivamente sobre a vida, creem que tudo dará certo, não possuem nem um vínculo com Deus, mas possuem “fé”; não se deixe enganar por essas filosofias.
      O texto de Hebreus nos mostra então uma seleção com vários personagens bíblicos famosos, homens e mulheres tido como heróis da fé, pessoas que, segundo a Bíblia, o mundo não era digno (Hb 11.38); muitos desse, no entanto, morreram sem ver o cumprimento de suas promessas (vs 13.39), mas ainda assim mantiveram-se firmes em sua fé.
      Nem sempre vemos o agir de Deus em vida, mas como esses homens e mulheres, precisamos estar firme na confiança em nosso Senhor, sabendo que ele não há de os abandonar, afinal, estamos em busca de uma outra pátria, aqui nada temos para nós (Hb 13.14)
      Quero citar aqui apenas o exemplo de Abraão, ele cria que Deus era capas de ressuscitar seu filho Isaque, por isso seguiu firme na certeza de oferecê-lo ao Senho, conforme este o pedira (Hb 11.18). Nunca se tinha ouvido relato de uma ressurreição, mas abraão confiava em seu Deus de um modo surpreendente.
      Dessa forma, não temos do que nos queixar, estamos rodeados de muitos testemunhos de fé, por isso devemos deixar todo pecado para trás e seguir em direção a Cristo, o autor e o consumador da nossa fé; aquele que, sabendo tudo o que lhe esperava, suportou a cruz por amor a nós e agora senta-se a direita do Pai (Hb 12.1-2)
      É bem verdade que, às vezes, passamos por dificuldades, mas não podemos esmorecer por isso, devemos lembrar que Deus corrigem a quem ele ama (Hb 12.6), se somos seus filhos, é justo que nos corrija. Claro que ninguém gosta de ser corrigido, mas é algo que nos faz crescer (vs 11)
      Sigamos então para alguns conselhos práticos; a começar pela graça de Deus; devemos ter cuidado para que não deixemos nem um tipo de amargura nos provar de provar dessa graça maravilhosa, precisamos andar em paz com as pessoas, se assim não fizermos, poderemos distanciá-las (e a nós mesmos) de conhecer amor de Jesus (Hb 12.14-15)
      Ainda, lemos sobre a importância do “Leito sem Mácula” (Hb 12.4), há quem afirme que esse versículo fala sobre práticas sexuais proibidas dentro de um casamento, mas se observamos com atenção todo o verso, veremos que o texto aqui condena os fornicadores e adúlteros; logo, um leito sem mácula é aquele que não foi manchado pelo adultério e nem pelas práticas da fornicação (sexo pré-nupcial).
      Gostaria de encerrar com um conselho importante; obedecei a vossos pastores (Hb 12.17); esses são homens escolhidos por Deus para guiar as nossas almas e nos fortalecer em Deus, precisamos ajudá-los nesse “fardo”, para que “o façam com alegria e não gemendo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário